sexta-feira, 17 de junho de 2011

Agricultura

Faz hoje uma semana que o nosso presidente apelou ao país para que pratiquem a agricultura! Pela primeira vez a adesão ao apelo do presidente foi inigualável, metade da população foi imediatamente ao farmville, a outra metade não fala português e não percebeu o que tinha de fazer e eu fui agricultivar!
Dado que recentemente a familia herdou, por motivos óbvios, novas terras era altura de ir tratar de as limpar antes que começar a época de incêncidos.
Disto tudo me ressurgiu um pensamento, economia nacional!
"- Lá vem ele outra vez com aquele assunto.." dizeis vós
mas a realidade é óbvia.. As maiores parcelas de importação nacional são a alimentação e a energia. Este assunto aborda uma solução conjunta.
Todos os anos os incêndios devoram uma área exurbitante de floresta devido a vários motivos, um dos quais a negligência!
Se todos os proprietários, incluindo o estado, limpassem as suas terras tais desgraças não aconteceriam ano após ano, os residuos florestais poderiam servir de combustível reduzindo as necessidades de importação.
A partir deste ponto era fácil o estado emprestar terrenos seus para quem quisesse, ou criar postos de trabalho nessa área, os poder cultivar e fazer negócio disso com poucos custos e com algumas receitas.. (os pormenores alguem que os pense, não posso fazer tudo..)

2 comentários:

  1. O problema é que há muitos terrenos abandonados, porque não se sabe quem são os donos, os donos não querem saber daquilo... E acaba por dificultar a sua gestão.

    ResponderEliminar
  2. Tens toda a razão Ana, mas daí eu ter dito que, se o dono não reclama o terreno como seu nem para o respetivo imposto, o terreno passa para o estado! Dá-se a oportunidade, por tempo limitado, para os donos irem às finanças ou onde se resolvem esses assuntos e provar que o terreno é seu. Depois haveria um site onde estaria o mapa do país por cores:

    verde - terrenos com dono
    amarelo - terrenos não reclamados
    vermelho - terrenos a passar para o estado

    mesmo que se tenha um terreno de 50 m^2 dividido em 10 partes há capacidade para ir a esse nivel de detalhe..
    Para não falar que é uma excelente oportunidade de emprego para vocês biólogos fazerem o estudo dos novos terrenos. seja em fauna, flora, clima e solo para saber qual o melhor uso do terreno.. Se agricultura, que espécie?

    Continua comentando! ;)

    ResponderEliminar